Talvez você se pergunte: como resgatar uma identidade que nunca tive? A verdade é que você foi escolhida por Deus para este este plano. Por melhor que tenha sido a sua jornada até aqui, a algo no profundo do seu ser que se trata da sua identidade genuina. Nossa trajetória é direcionada pelas nossas crenças internas sejam as que nos impulsionam sejam as que nos paralisam. Tudo que ouvimos e sentimos desde o ventre de nossas mães, criou nossas memórias e nossas crenças, mas se você se encontra perdida em seu propósito, significa que você está precisando ser resgatada de onde você está. Além de tudo isso ainda temos às pressões da vida, e no meio delas é fácil se perder e esquecer quem realmente somos. Nós, mulheres, ao longo de nossa jornada, passamos por mudanças marcantes, desde sermos geradas até gerarmos, da fase de bebê até nos tornarmos bisavós. São tantas transformações e caminhos percorridos que, por vezes, podemos nos perder dentro de nós mesmas. A identidade, quando fundamentada em Deus, se mantém firme, mas quando nos afastamos Dele, podemos nos sentir confusas, inseguras e sem propósito.
Se você sente que perdeu sua essência ou que ainda não há encontrou e não está vivendo de acordo com padrões que não refletem quem Deus a criou para ser, este artigo é para você. Vamos explorar passos práticos para resgatar sua identidade em Deus e viver plenamente o que Ele tem para sua vida.
Volte-se Para Deus: Reforce Sua Relação com o Criador
Quando nos voltamos para Deus com sede de encontrar a nós mesmas, Ele nos constrange com seu amor e cuidado, e abre para nós um caminho até Ele.
Em meio as tribulações e desafios, muitas das vezes sentimos que Deus se esqueceu de nós, caímos na tentação de pensar que Deus está nos castigando e de que Ele nega a sua natureza, mas amadas a palavra nos ensina, Deus é bom e a sua misericórdia é eterna. Lembro-me de passar por um momento de perda e dor em minha vida e de em minha mente pensar que eu poderia não ser filha, este pensamento quase me levou a morte espiritual. Mas o Espírito Santo me lembrou que aquela dor não era o meu fim, e que Deus estava comigo para me ajudar a passar por aquela dor. Então eu consegui me achegar a Ele, e fui resgatada. Permita ser resgatada Jesus, sinta o amor que Ele derramou sobre nós quando se entregou. Sua identidade começa e termina em Deus. Quando nos afastamos Dele, ficamos vulneráveis às influências do mundo, que tentam nos moldar de acordo com padrões passageiros. Para resgatar sua verdadeira identidade, é essencial fortalecer seu relacionamento com o Criador.
Versículo-chave:
“Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10)
A presença de Deus, o acesso a ele passa por uma oração de coração aberto, basta se arrepender e chama-lo que Ele já está a porta, não importa onde e como você esta, Deus através de Jesus se tornou acessível a nós. Porém para que você se reencontre, seja resgatada é preciso intimidade. E para se ter intimidade é preciso construir um relacionamento.
Quanto você está disposta a ter um relacionamento com Deus?
Aplicação:
Reserve um tempo diário para se conectar com Deus através da oração, leitura bíblica, louvor…
Peça a Deus que revele sua verdadeira identidade Nele.
Escreva em um papel o que você precisa que seja restaurado em seu coração, ore por isso e observe como Deus fala com você ao longo do dia sobre cada coisa que você escreveu e orou.
Jejue e busque momentos de solitude para ouvir a voz de Deus mais claramente, sinta Ele falar ao seu coração.
Esteja atenta a palavra de Deus quando ela for ministrada em sua vida.
Identifique Suas Crenças Limitantes
Crenças limitantes são pensamentos ou convicções que você tem sobre você mesma que te impedem de enxergar quem você verdadeiramente é em Deus, estas crenças afetam diretamente a sua identidade e interferem te limitando a chegar aonde você deveria e gostaria. Elas são formadas ao longo da vida, por repetição ou por forte impacto emocional, são influenciadas por experiências, cultura e educação.
Muitas dessas crenças são reforçadas por palavras que ouvimos na infância, por comparações com outras pessoas e pela sociedade que define padrões irreais de beleza, sucesso e valor. No entanto, Deus nos ensina que somos feitas à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:27), o que significa que temos um valor inestimável em Deus através de Jesus.
Como identificar crenças limitantes?
Através da observação de si mesma. De seus pensamentos, das palavras que você se dirige quando comete alguma falha, ou antes de cumprir um desafio. A observação é fundamental para este processo e existem muitas crenças imperceptíveis e ocultas.
Ação prática:
Anote todas as crenças negativas que surgirem em sua mente ao longo do dia. Depois em um momento de reflexão, questione esta crença com três perguntas:
De onde veio essa crença?
Essa crença é 100% verdadeira?
Essa crença está alinhada com a verdade de Deus sobre mim?
Faça estas perguntas a cada uma das crenças que você anotou, isso ajudará você a perceber o quanto você a identificar a origem desta crença, a distorção de pensamento e a realidade e ajudará você a confrontar as crenças com verdades bíblicas a seu respeito.
Ao lado de cada uma, escreva uma verdade bíblica que a refute.
Substitua:
“Eu não sou suficiente” por “Sou escolhida por Deus e sou suficiente Nele.”
“Eu não sei fazer nada direito” por “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13)
“Eu não mereço o amor de Deus” por “Nada pode me separar do amor de Deus.” (Romanos 8:39)
Leia essas verdades diariamente até que se tornem enraizadas em seu coração.
Priorize o Autocuidado Cristão
Cuidar de si mesma não é egoísmo, mas obediência ao comando de ser uma boa administradora do templo que é o seu corpo e sua mente.
Muitas vezes, negligenciamos nossa saúde física, emocional e espiritual porque acreditamos que devemos sempre colocar os outros em primeiro lugar. No entanto, para cuidar do outro não se faz necessário negligenciar a si mesmo, pois, quando estamos bem, podemos servir melhor a Deus e às pessoas ao nosso redor.
Dica:
Inclua hábitos saudáveis na sua rotina, como alimentação equilibrada e exercícios físicos.
Reserve momentos diários para um devocional a Deus
Faça caminhadas ao ar livre enquanto em oração agradece a Deus por todas as suas maravilhas.
Cuide também de sua saúde emocional, buscando aconselhamento cristão se necessário.
Descanse! O próprio Deus nos ensina a importância do descanso ao instituir o sábado.
Pratique a Gratidão e Reafirme Quem Você É em Cristo
A gratidão não é só sobre agradecer, é um estilo de vida que você se recusa a reclamar, a murmuras é a prática de reconhecer a bondade de Deus até nos dias maus. É de fato enxergar por uma visão espiritual e não por vista,
A gratidão transforma nossa forma de ver a vida. Quando reconhecemos o que Deus já fez, passamos a viver com mais esperança e confiança Nele.
A murmuração nos afasta da presença de Deus, mas a gratidão abre portas para novas bênçãos e uma mentalidade renovada.
Provérbios 18:21 diz: “A morte e a vida estão no poder da língua, e aquele que a ama comerá do seu fruto”
Se eu entendo que a palavra dita produz frutos, preciso rever o que tenho dito e aprender a agradecer o que tenho e a proferir o que verdadeiramente eu quero.
Exemplo:
Anote diariamente três coisas pelas quais você é grata e declare a Deus com amor e gratidão.
Ação prática:
Faça um caderno da gratidão e registre as bênçãos diárias.
Ore agradecendo, mesmo antes de receber as respostas que espera.
Testemunhe sobre o que Deus tem feito em sua vida.
Celebre cada pequena conquista.
Cerque-se de Mulheres de Fé
É muito importante nesta jornada, você avaliar as pessoas com quem você tem andado, isso faz toda a diferença, pois a bíblia nos adverte:
“Não se deixem enganar: As más companhias corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33)
E se as más companhias são capazes de nos corromper significa que precisamos nos cercar de boas companhias:
Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver” (Provérbios 27:9)
“É melhor serem dois do que um, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas” (Eclesiastes 4:9-12)
O apoio espiritual de outras mulheres pode ajudá-la a se reconectar com sua identidade e reforçar a sua fé.
Como aplicar:
Participe de um grupo de oração ou estudo bíblico.
Compartilhe suas lutas com irmãs em Cristo.
Busque uma mentora cristã que possa guiá-la espiritualmente.
Crie um círculo de amizades que fortaleçam sua fé.
Confie no Processo de Transformação
Resgatar sua identidade não acontece da noite para o dia. Confie que Deus está trabalhando em seu coração enquanto você dá passos intencionais.
Versículo-chave:
“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.” (Salmos 37:5)
Exercício:
Escreva uma carta para si mesma descrevendo quem você é aos olhos de Deus.
Liste cinco qualidades que Deus colocou em você.
Escolha um versículo que fortaleça sua identidade e repita diariamente.
Escreva um compromisso de fé e ore para que Deus fortaleça sua jornada.
Conclusão
Deus a criou única, com um propósito eterno e inabalável. Ao resgatar sua identidade nEle, você descobrirá não apenas quem você é, mas também o impacto poderoso que sua vida pode ter no mundo.
Você está pronta para dar o primeiro passo? Deus já está esperando por você!